quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Livros para se "degustar"

     Uma escada para o conhecimento  
                  Ariel Glucklich

           No topo do Monte Chamundi, no interior da Índia, fica o templo que abriga a estátua dourada de Chamundi, a deusa hindu Kali, cultuada como consorte de Shiva. É um lugar  de turismo e peregrinação e, para se chegar ao topo, os peregrinos precisam vencer uma escada de 1.001 degraus.
           Ariel nos conta neste livro sobre um jovem turista americano que sai para uma caminhada e descansa na base de uma antiga escada de pedras para aliviar seus doloridos pés. Vendo-o retirar seus tênis de corrida, um bibliotecário indiano aposentado pergunta-lhe se ele também está se preparando para  fazer a peregrinação até o Monte Chamundi- que normalmente é feita com os pés descalços. O velho indiano, então, oferece-se para guiá-lo e contar algumas histórias a fim de passar o tempo. É o início de uma inesperada e metafórica jornada rumo À libertação espiritual, tanto do narrador quanto do leitor. Como o guru, o velho indiano debate com seu novo amigo os significados espirituais contifos em cada uma das fábulas que vai apresentando. À medida que os dois sobem em direção ao topo da montanha, as histórias tornam-se cada vez mais complexa, sutis e místicas, desafiam o entendimento do jovem ocidental e refletem a experiência do velho peregrino no caminho da iluminação.
                Muitas das ricas e coloridas reunidas nete livro- originalmente contadas nas antigas línguas da Índia- foram traduzidas pela 1ª vez em sânscrito para o inglês.
histórias
       " EU LHE CONTAREI HISTÓRIAS PRÓPRIAS PARA PEREGRINAÇÃO, CONFORME NOSSA TRADIÇÃO LOCAL, ENQUANTO ESCALAMOS O MONTE, HÁ MIL E UM DEGRAUS, O MESMO NÚMERO DOS NOMES DE SHIVA. DURANTE A SUBIDA, VOU NARRAR CONTOS DE CONTEÚDO ESPIRITUAL E, ELES AMENIZARÃO O ESFORÇO DE CAMINHAR DESCALÇO, OU DE JEJUAR, OU DE DECLAMAR OS NOMES DAQUELE DEUS. ALGUNS DE NÓS GOSTAM DE CONTÁ-LAS PORQUE É UMA ARTE; OUTROS PREFEREM OUVÍ-LAS, PORQUE TRAZEM UM DELEITE QUE FAZ ESQUECER A DOR."
          
Opinião: Adorei este livro. Ele é leve e ao mesmo tempo mexe com nossos sentimentos, pois "cutuca" em coisas que não paramos para pensar ou não damos valor. Recomendo para quem quer fazer uma leitura gostosa e espiritual.

Um comentário:

  1. Michele, adorei suas postagens, li tudo o que voce escreveu e ta ficando muito bom, parabens! (: e eu sinto muito pela Dolly :/ ms vai passar rs

    ResponderExcluir