sexta-feira, 2 de março de 2012


  Para quem não sabe....
            Yôga é a ciência do “correto viver” e como tal, destina-se a ser incorporado na vida diária. Ele atua em todos os aspectos da pessoa: físico, vital, mental, emocional, psíquico e espiritual.
            A palavra Yôga significa “unidade” e é derivada da raiz sânscrita Yug, que significa “unir”. Essa “unidade” é descrita em termos espirituais, como a união da consciência, equilíbrio e harmonia entre corpo, mente e emoções. Isso se dá através de: Asanas (exercícios psicofísicos), Mudra (gestos feitos com as mãos ou o corpo, acompanhados de atitudes mentais), Bandha (contrações de partes específicas do corpo visando a mobilização da energia vital) e meditação (Dhyana) – Técnicas do Yôga que deveriam ser vivenciadas para se preparar o caminho de “união” com a “ Alta Realidade”.
            A ciência do Yôga começa a trabalhar sobre o mais exteriorizado aspecto de nossa personalidade, o corpo físico, ponto de partida prática e familiar para quase todas as pessoas. Quando o desequilíbrio é experimentado nesse nível, os órgãos, músculos e nervos não funcionam em harmonia, ao contrario, eles agem um em oposição ao outro. Por exemplo, o sistema endócrino poderia vir tornar-se irregular diminuindo a eficiência do sistema nervoso, que por extensão provocaria a manifestação de doenças. O Yôga tem como um de seus objetivos trazer as diferentes funções corporais em perfeita coordenação e para tal trabalha para o bem estar físico.
            Do corpo físico o Yôga se dirige para os níveis mentais e emocionais. Muitas pessoas sofrem de fobias e neuroses como resultado do stress e interações do dia a dia. Yôga não pode determinar a cura para a vida, mas ele oferece um método para alcançá-la. “Pois o Yôga trabalha em aprimorar os valores humanos independente do foco espiritual de cada um”.
            Swami Sivananda, de Rishikesh, nos fala do Yôga como uma integração e harmonia entre pensamento, a palavra e ação, ou integração entre cabeça, coração e mãos. Através das praticas do Yôga vivenciamos o estado da mente alerta (awareness), desenvolvendo a inter-relação entre os níveis emocionais, mentais e físicos e nos tornando conscientes de como um distúrbio em um desses níveis afeta os outros. Gradualmente, esses Awareness nos conduzem a um entendimento das áreas mais sutis da existência.                                                                  
Texto: Swami Satyananda Saraswati








                            Estas são imagens de alguns movimentos trabalhados nas aulas.

 COMENTÁRIO:   Há 7 anos atrás  resolvi praticar Yoga e então procurei o Núcleo de Yoga Shivananda, do professor Eduardo Soares. No começo era apenas curiosidade e a necessidade de fazer algum tipo de exercício, porém, com o passar do tempo pude perceber os milagres que a prática faz em nossas vidas. Há momentos de exercícios vigorosos e há momentos de quietude, paz, relaxamento. Durante 5 anos fui aluna assídua e percebi melhoras incríveis em minha postura, tanto corporal quanto atitudinal. As músicas, os movimentos, a luz, tudo, tudo mesmo nos proporciona momentos tão agradáveis que parecemos sair de nosso corpo e flutuar pela sala (realmente vivenciei esta sensação várias vezes). Bom, acho que se você está precisando de momentos de calmaria e encontro consigo mesmo minha dica é : PRATIQUE YOGA!

               Para melhores esclarecimentos procure: NÚCLEO DE YOGA SHIVANANDA
                           Av Antônio Olimpio de Moraes, 49 fd - centro - Divinópolis 
                        fones: 3216-0392  8806-6050 que você será muito bem atendida (o).

Nenhum comentário:

Postar um comentário